<
>

Enérgico, sincero e didático: o que faz de Xabi Alonso o técnico sensação da temporada na Europa

Xabi Alonso durante jogo entre Bayer Leverkusen e Stuttgart, pela Bundesliga EFE/EPA/CHRISTOPHER NEUNDORF

Campeão alemão e ainda invicto na temporada, o Bayer Leverkusen visita a Roma nesta quinta-feira (2), às 16h (de Brasília). A partida é o confronto de ida entre os dois times pelas semifinais da Europa League e terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star +.

Será também mais um capítulo de uma história pra lá de especial que vem sendo escrita nos últimos meses. Além da competição continental, a equipe comandada por Xabi Alonso segue viva também na Copa da Alemanha. A possibilidade de até três títulos em um ano, a invencibilidade e o nível encantador das apresentações em campo têm feito do treinador uma verdadeira sensação no futebol europeu.

"Com certeza ele está entre os melhores do mundo", disse à ESPN o lateral brasileiro Arthur, que chegou ao Bayer Leverkusen há um ano e tem tido a oportunidade de acompanhar muito de perto o trabalho de Xabi Alonso.

"É como se fosse a união da escola alemã de futebol com a espanhola, com aquelas triangulações e passes curtos. Acho que isso fez nosso estilo de jogo se encaixar muito bem. Fez a gente se destacar para o resto do mundo. E não falo isso só porque jogo aqui. As pessoas também comentam que é um jogo bonito, bem intenso e que encanta."

Durante toda essa convivência no dia a dia com o espanhol, Arthur o observa como alguém muito sincero e que faz do diálogo um pilar importante na relação com seus comandados, sempre se colocando à disposição para qualquer atleta que o procure para conversar.

É o tipo de coisa que parece também pautar os treinos da equipe. "Quando alguma coisa não sai do jeito que ele quer, ele para tudo e demonstra exatamente como que é deve ser feito", contou o brasileiro.

"Os treinos são didáticos e também muito intensos. Ele é bem enérgico e sabe transmitir tudo isso para a gente. Às vezes, ele até participa dos treinos com a gente, fazendo cruzamentos e lançamentos em algumas atividades ou até mesmo substituindo um jogador que estiver faltando", pontuou.

Conteúdo patrocinado por Novibet, Claro, Ford e Betfair

Sucesso meteórico

Como jogador, Xabi Alonso foi um meio-campista de muita qualidade. Era técnico e versátil, capaz tanto de marcar com qualidade quanto de iniciar as construções de jogadas ofensivas, com suas habilidades de passe e de visão de jogo. Aposentou-se em 2017, aos 35 anos, encerrando uma carreira repleta de conquistas -- que incluem a Copa do Mundo de 2010, pela seleção espanhola, e duas Champions League.

O tempo longe do futebol não durou muito: já em 2018, completou o curso de treinador da Uefa e começou a trabalhar nas categorias de base do Real Madrid. No ano seguinte, assumiu o time B da Real Sociedad. Ficou lá até 2022, quando aceitou o convite do Bayer Leverkusen para substituir Gerardo Seoane com a missão de afastar a equipe da zona de rebaixamento da Bundesliga. Conseguiu tirá-la das últimas colocações e deixá-la em um sexto lugar que rendeu a vaga na atual edição da Europa League.

Era um trabalho que já vinha chamando a atenção, mas que alcançou um outro patamar nesta temporada 2023/24, com o título alemão e a possibilidade de conquista em outras duas competições. Os feitos admiráveis chegaram a colocá-lo na mira de Bayern de Munique e Liverpool -- clubes por onde atuou como jogador e que vivem indefinição no comando para a próxima temporada. Ele, no entanto, frustrou as esperanças dos interessados e confirmou que vai seguir em Leverkusen.

A permanência foi mais uma grande notícia em meio a uma temporada recheada de momentos especiais para torcida e elenco do clube.

"A gente está muito feliz com isso tudo. A chance de conquistar mais títulos é real. Só que o Xabi fala para não nos acomodarmos nem 1%. Porque se isso acontecer, os outros times vão nos engolir", relatou Arthur.

"O Xabi e toda a comissão buscam fazer a gente entender o momento, mas também respeitar o futebol. Porque o futebol, nós sabemos, é muito traiçoeiro. Então precisamos manter o pé no chão, continuar treinando firme e fazendo jogos do jeito que temos feito."

Onde assistir a Roma x Bayer Leverkusen?

Roma x Bayer Leverkusen, pela Europa League, terá transmissão, ao vivo, pela ESPN no Star+, nesta quinta-feira (02), às 16h (horário de Brasília).